quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Relatório do PRÓ-LETRAMENTO


RELATÓRIO

O encontro iniciou com as boas vindas por parte da tutora, que em seguida fez a leitura do relatório do encontro anterior. Deu prosseguimentos aos trabalhos em grupo com apresentação e debate do fascículo 1(conteúdos e conceitos abordados) que não tinha sido concluído no encontro anterior.

O primeiro debate se deu sobre os métodos de alfabetização o grupo de cursistas falou da importância de cada método no processo de alfabetização. A tutora por sua vez enfatizou o “Método Global” que apresenta(pseudo-texto onde os textos são muito pequenos e não tem autoria como por ex: Ivo viu a uva).

* O grupo concluiu que nem um método é de todo falho. E nem de todo útil.

* O segundo grupo apresentou o debate sobre praticas de escrita e leitura que ao longo das ultimas décadas trazem como ponto positivo a introdução ou o resgate de importantes dimensões da aprendizagem.

Concluindo que o aluno não evolui sozinho é preciso à presença do professor para fazer com que tais praticas venham dar certo.


* O terceiro grupo debate sobre a critica, destacando o advento do construtivista que no inicio não foi bem compreendido pela classe discente, e nem pela sociedade como um todo. Foi comentado sobre a cobrança dos pais, referentes a decodificação e codificação fazendo uma ponte até a aprovação ou reprovação se questionou sobre a cobrança do IDEB pensando só em numero quantitativos sem levar em conta a qualidade da aprendizagem. Outro ponto questionado foi à distorção idade serie, conclui-se que ação pedagógica mais adequada e positiva é aquela que contempla de maneira articulada a alfabetização e ao letramento.

Terminada essa discussões foi feito a leitura compartilhada do texto: O que é letramento de Magda Soares.

Alguns cursistas sintetizaram o raciocínio de Magda Soares dizendo:

* Letramento é quase inerente diante do mundo globalizado;
* Letramento esta presente em quase tudo na nossa vida;
* Letramento é comparada aos sinais de transito onde as imagens têm, todo um valor significativo. Mas ainda é a palavra que tem todo o domínio.

Os demais cursistas presentes estando de acordo com as citações dos colegas conclui-s que: letramento é descobrir a si mesmo, criando alternativas e possibilidades de descobrir o que você pode ser ou pode fazer.

Foi feito uma pausa para o intervalo onde todos lancharam e retornaram os trabalhos com a leitura da unidade II.

A tutora Maria Eleonora fez uma introdução ao estudo da unidade II mostrando a importância de trabalhar o eixo de competência de leitura e escrita na tentativa de desenvolver na criança a competência o modo a atitude de leitura e escrita.

Chamou atenção para os tons destacados no quadro das capacidades, buscando compreender como trabalhar uma determinada capacidade a cada ano.

O senhor José Pereira da Costa secretário de educação estando presente ao encontro, pediu aos professores cursistas que valorizassem mais o Pro-Letramento como uma pratica que vem auxiliar na transformação de cada um e posteriormente na transformação da sociedade.

A tutora Maria Eleonora fez uma formação de grupo para o estudo da unidade 3: Iniciada as apresentações o primeiro grupo fala da compreensão e valorização da cultura escrita com a seguinte discussão:

* Todo cidadão esta inserido no conhecimento. Por isso é importante que todos os professores lancem mão dos gêneros textuais que são diversos e só enriquecem o conhecimento e o prazer podemos exemplificar a troca de cartas;

A tutora fez uma inferência destacando o gênero textual do suporte textual.

* Gênero textual {a noticia, a carta, a leitura, a fabula...
* Suporte textual{ livro, jornal, em fim o material onde se encontra os gêneros.

O grupo concluiu dizendo que tudo isso deve ser trabalhado na escola para ser usado no espaço social.

O grupo 2 trata de conhecer os usos e funções sociais da escrita. No comentário do grupo se refere a valorização do conhecimento prévio do aluno, trazendo para a sala de aula a disponibilidade para observação e manuseio pelos alunos de muitos textos pertencentes a gêneros diversificados presentes em diferentes suportes. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos.

O terceiro grupo abordou a discussão sobre: conhecer os usos da escrita na cultura escolar.

O primeiro ponto que os cursistas falaram foi de que as crianças na se identificam com o uso do papel oficio, muitos ainda não sabem usar o caderno. Não sabe que se estuda em cada disciplina.

Não sabem usar corretamente a língua escrita. Esses pontos nos afligem, pois ainda são vistos em alunos já de 3ª serie.

A tutora orientou a todos os cursistas a importância de trabalhar tais assuntos como conteúdo nas 1ª semanas de aula, como:

* Orientar o uso correto do caderno obedecendo as margens;
* Orientar para ler o livro consultando o índice ou sumário;
* Orientar para trabalhar a confecção de cartazes, entre outros pontos que vão surgindo nesse sentido;

A tutora Eleonora observando o horário que se vencia encerrou o encontro deixando para que no próximo encontro pudéssemos dar continuidade.

Ailma Batista de Araújo
Cursista

Olivedos, 07 de outubro de 2009

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