terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Auto Avaliação


Rozeane Porto Diniz Costa

O curso oferecido pelo PROINFO, que tem por objetivo a inclusão digital, procura inteirar em especial educadores dentro do âmbito do sistema Linux, que traz algumas novidades e por vezes facilidades para o usuário, em detrimento dos Programas até então dominantes no mercado.
Sendo assim diante do curso oferecido têm sido bastante proveitoso lhe dar com os recursos oferecidos pelo Linux, levando em consideração especialmente sua segurança em relação aos demais. Assim já me familiarizei um tanto com o programa, que têm me facilitado seu uso através do curso, no envio de e – mail, e no comando de salvar documentos, o qual ainda tinha dificuldades, entre inúmeras outras atividades.
Na verdade não me encontro com dificuldades expressas, o que não tenho ainda segurança é se quero utilizar o programa no meu cotidiano, pois trata – se de um programa lento, no que diz respeito ao contato com a navegação, o que acredito seja por causa inclusive do fato de ser de graça e não só por causa do sistema utilizado. É tácito que muitas empresas brasileiras, pela gratuidade do programa e pela segurança do mesmo em relação a infecção viral, os tem adotado, mas devido a dificuldade de acesso a internet, muitas estão voltando a se utilizar do antigo programa criado pela MICROSOFT, mas esta é uma outra discussão.
Até o fim do curso pretendo aprender os comandos principais do sistema para facilitar meu cotidiano diante da necessidade da ferramenta, inclusive identificando comandos que já conheço, mas que no LINUX têm nomenclatura diferenciada.
Levando em consideração que trata – se de um sistema praticamente generalizado seu uso na educação, combinando a isto o fato de ser professora é pertinente o domínio do programa, tanto para as atividades de elaboração e preparação para as aulas, como também para auxiliar os alunos no momento de uma aula com auxilio da informática.
Neste sentido o curso tem uma representatividade maior que a simples prática, pois seu simbolismo é que tem intensidade, trata – se antes de qualquer outra coisa da inclusão digital do Município de Olivedos, que introjecta através do meio mais viável(a educação), a inclusão dos jovens do lugar no mundo digital.

Um comentário:

  1. Rozeane, bastante pertinente sua auto-avaliação, queria só reforçar que o curso pretende a Educação Digital, pois muitos professores e alunos já fizeram sua Inclusão Digital. Diferença sutil, mas muito importante. Obrigado e até a próxima. Suzélio.

    ResponderExcluir