terça-feira, 24 de novembro de 2009

Auto-avaliação

Ao chegarmos no sexto encontro do curso de Inclusão Digital não posso dizer que tornei-me em tão pouco tempo uma dominadora do sistema, mas estou caminhando a passos curtos, diga-se de passagem, sei que necessito muito de todo este aparato tecnológico para que possa me inserir nos padrões atuais da modernidade, pois como disse Victor na sua avaliação vivemos um mundo cibernético e não cabe mais nestes padrões modernos de comunicação um professor que não esteja interagindo com esta tecnologia, toda via, tento manter uma certa cautela, pois acredito que todo excesso vicia. Pretendo sim, utilizar-me de tudo que a Internet possa me oferecer de recursos tanto na área profissional como pessoal, mas com certos critérios por que acredito que seja necessário não só ao professor mas a todo cidadão que se diz “alfabetizado e letrado”, não perder o contato com os livros, com as bibliotecas e todo e qualquer forma social de leitura e de escrita.
No mundo digital tudo está sempre muito acessível, basta apenas um click e pronto! aparece Doutor Google, digitamos uma palavra e ele nós mostra projetos prontos para serem aplicados, atividades, planos de aulas e o nosso maior esforço é pedir para imprimir.
Não quero aqui me tornar uma saudosista até porque como já disse estou me alfabetizando digitalmente e a cada dia me utilizo mais dos seus benefícios, mas como todo alfabetizando preciso muito da mediação do meu tutor, que ele possa me mostrar até onde posso chegar, e se não, que me oriente caminhos como vem fazendo com muita propriedade.
Pretendo no final deste curso poder usufruir do melhor que esta máquina possa me oferecer, mas jamais quero perder a minha ideologia enquanto pedagoga, que os livros continuem sendo o meu primeiro aliado diante do meu trabalho, que a minha primeira pesquisa seja diante de uma boa enciclopédia e que o meu corretor de erros seja um bom e velho dicionário e então só depois de recorrer a todos esses portadores recorrerei a esta fascinante máquina e farei uso de tudo que aprendi neste curso, pois precisamos estarmos on-laine, por que o mundo globalizado nós exige isto, é a modernidade nos obrigado a viver robotizados, no entanto tenho a convicção de que jamais a máquina substituirá o homem, principalmente o professor.
Maria Eleonora Costa Borges
Olivedos, 24 de novembro de 2009

2 comentários:

  1. Com certeza, concordo com você quando dizes que estás a passos curtos para dominar o sistema, principalmente sistemas informatizados, diria até minúsculos, pois eu mesmo ando a passos curtos, e já quase que estacionei, pois assim é minha demanda.
    Mas no que diz respeito à Educação Digital, Eleonora, você é uma das que deu um salto exponencial, pois vejo você defender enciclopédias, livros e dicionários, usando o portador blog, foi a primeira a postar no Grupo – Ferramenta Email, sua ambição em aprender a leva a resultados modestos, isso é muito bom, mais minha avaliação externa é essa. Obrigado e um abraço. Suzélio.

    ResponderExcluir
  2. lora por favor deixe de aparecer

    ResponderExcluir