terça-feira, 24 de novembro de 2009

Resenha do Fascículo 5 - Pro-letramento

Fascículo 5: “Organização e Uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura”

Resenha:

O fascículo 5 está organizado em três unidades que tratam especificamente da importância da biblioteca escolar ou da sala de leitura, apontando questões relacionadas à sua organização e às possibilidades de uso. Além disso, discute sobre a leitura como uma prática social e cultural a ser resgatada pela escola, a mediação do professor na formação do leitor experiente e o uso do dicionário como grande aliado para as atividades de leitura e escrita na sala de aula e na vida em sociedade.

O texto traz diversos depoimentos de professoras sobre suas experiências de leitura para refletir sobre o ensino e a formação do leitor na escola. A partir desses depoimentos, as autoras oferecem ao leitor uma lista de recomendações para orientar a organização, a manutenção do acervo e a utilização da biblioteca e das salas de leitura pelos usuários.

Ao longo do fascículo, algumas questões polêmicas são apresentadas, como, por exemplo: “Com que idade a criança pode ter acesso a livros mais grossos? A criança que não domina fluentemente a leitura pode ler livros com textos?” (p.11). O objetivo de tais questionamentos é desafiar o professor a ampliar o foco de visão no momento de refletir sobre seu papel de mediador.

No fascículo, você encontrará atividades de pesquisa e reflexão sobre como os aspectos materiais e gráficos dos livros – ilustração, capa, tipo e tamanho da letra, cores das páginas e das letras, relevo, tamanho do livro, tamanho do texto, interação entre texto e ilustração, disposição de textos e imagens na página do livro, etc. - nos transmitem informações a respeito da destinação, dos objetivos do editor e do escritor.

Por fim, as autoras sugerem algumas estratégias para o uso do dicionário na sala de aula, com atividades de análise sobre a ordem alfabética, a origem e evolução das palavras, o uso de abreviaturas utilizadas, os verbetes, dentre outros. Outras atividades colaborativas são propostas, como os jogos para estimular a consulta do dicionário nos momentos de produção de textos visando seu aprimoramento. Vale à pena conferir!

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